SSP-PI pede cancelamento de eventos com manobras perigosas
Polícia

SSP-PI pede cancelamento de eventos com manobras perigosas

A medida tem como objetivo coibir práticas arriscadas com motocicletas.

• 22/02/2025 - 00:40 •
por Redação Hora Piauí


A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), solicitou ao Ministério Público do Estado (MP-PI) a expedição de recomendações para impedir a realização de eventos de “grau” nos municípios de Colônia do Gurguéia e Buriti dos Lopes. A medida tem como objetivo coibir práticas arriscadas com motocicletas, que ocorrem sem regulamentação e sem o uso de equipamentos de segurança, representando risco à população. 

Na manhã desta sexta-feira (21), a Promotoria de Justiça de Manoel Emídio emitiu uma recomendação para que os organizadores do evento “Show de Manobras”, previsto para o dia 23 deste mês, na Rua do Grau CDG, em Colônia do Gurguéia, suspendam sua realização e divulgação. O documento destaca que esse tipo de prática compromete a segurança viária, influencia negativamente jovens e adolescentes ao ser amplamente promovida em redes sociais e aplicativos de mensagens, além de sobrecarregar o sistema de saúde com atendimentos decorrentes de acidentes. 

Assinada pelo promotor de Justiça Maylton Rodrigues de Miranda, a recomendação enfatiza que o “grau” não é um esporte regulamentado, pois ocorre em locais inadequados e desrespeita as normas de trânsito e segurança. O documento foi encaminhado ao Comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar de Bom Jesus, ao Grupamento da Polícia Militar (GPM) de Colônia do Gurguéia, à Polícia Rodoviária Federal em Bom Jesus e à Delegacia de Polícia Civil de Manoel Emídio. As forças de segurança foram orientadas a reforçar a fiscalização e, se necessário, apreender veículos e prender envolvidos. 

Em Buriti dos Lopes, o MP-PI instaurou uma Notícia de Fato para investigar e impedir o evento “1º Carnagrau”, também programado para o dia 23. A atividade estava sendo promovida pelo perfil no Instagram @colonia_grau_corte. A Promotoria identificou os organizadores e determinou a expedição de uma recomendação proibindo a realização e divulgação do evento, além de acionar a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil para reforçar a fiscalização. 

O superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, ressaltou a importância da atuação conjunta para garantir o cumprimento das leis de trânsito e preservar a segurança pública. A SSP-PI reforça que continuará monitorando e adotando medidas para evitar acidentes causados por manobras perigosas em vias públicas.



Gostou do post? Deixe um comentário!